sábado, 10 de março de 2012


Porque crio exóticos

Todo amante da criação de passarinho, começa a criar desde criança, como foi o meu caso, comecei criando um papa capim aos 8 anos de idade  aos 10 já criava periquitos australianos , o primeiro passaro que consegui reproduzir.

Muitos passarinhos passaram pela minha mão, pintassilgos , golinhas, canarios da terra, galos de campina, rolinhas , saíras, dentre outros.
Sempre que adquiria alguma ave , era atraído mais pela beleza , do que pelo canto, lembro-me ainda adolescente vendo o velho Rubenir com passaros importados, lindíssimos , de preços proibitivos  para a minha realidade na época, eram passaros"africanos ", na realidade eram mandarins e calafates, de bico bem vermelho e plumagem linda, encantavam quem os visse .
    A minha ideia de criação era ter passaros que fossem muito bonitos  e que  eu conseguisse tirar reprodução.

Em  fins de 1981 , vi pessoalmente pela primeira vez , um Diamante de Gould,  fiquei simplesmente maravilhado!  começava aí minha criação dos chamados passaros exóticos.


O que chamamos então de passaros exóticos? Chamamos por duas razões : A primeira é que são consideradas aves exóticas aquelas que não pertencem a nossa fauna, esta é a definição que nos dá o direito de cria-los sem problemas legais com nosos orgãos protetores da fauna e flora de nosso país. A outra definição é aquela que nos encanta , é a beleza da plumagem ,das cores , e do desenho. É justamente aquilo que mais nos prende ao contemplarmos  uma ave dessa categoria.


São passaros oriundos da Australia , da Asia e da Africa, dos que são criados e aparecem em exposições, são todos granivoros, a maioria oriundos de climas quentes , adaptam - se perfeitamente ao nosso clima , se deixarmos reproduzem o ano inteiro só parando na muda de penas .
O que é dificuldade o fato de algumas especies , não quererem chocar e criar , temos uma babá excelente , o Manon do japão .esse pequeno passarinho , variedade domestica de um passarinho chamado de Lonchura striata , é o grande motor para uma criação de exóticos, pois ele choca e cria ,sendo casal , dois machos, duas femeas ou então em forma de trinca, na proporção de 3 ou 4 pares de manons  para cada casal de exótico.
O mais fantastico desse seguimento é o numero de especies e suas mutações  e o interessante é que muitas mutações podem ser combinadas entre si  aumentando ainda mais o efeito visual.
Criar exóticos , pra mim é realmente um maravilhoso exercicio de genética, uma arte de se produzir verdadeiras joias emplumadas, não é  a toa  que são chamados de diamantes (D. de Gould,D. Mandarin, D. Sparrow, D. Modesto , D. Bavet)

Aos que querem começar uma criação , faço duas sugestões : Cultivem a arte da paciencia , e tenham realmente muito amor naquilo que pretendem realizar.

Carlos Henrique G. Nogueira
Criador  e juiz de exoticos